História da Escola

Em março de 1969 a comunidade de Barro Preto é contemplada com o início do Curso ginasial mantida pela CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), funcionando à noite no Grupo Escolar Lomanto Júnior, espaço cedido pelo Governo do Estado. O ginásio recebe o nome de João de Souza Leal, nome que homenageia o primeiro administrador de Barro Preto quando o município ainda era distrito de Itajuípe.

Já em 1978, em razão da implantação do Curso de Magistério de 1º grau a escola muda à nomenclatura e passa a chamar-se Centro Educacional Cenecista João de Souza Leal, funcionando ainda no turno noturno, tendo agora como entidade mantenedora o convênio de Cessão de sala entre Secretaria da Educação do estado da Bahia/CNEC/PREFEITURA MUNICIPAL de Barro Preto. Foi em dezembro de 1988 que se deu a extinção do CENTRO EDUCACIONAL CENECISTA JOÃO DE SOUZA LEAL.

No ano de 1989 o município de Barro Preto assume a gestão da escola que passa a denominar-se CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL DOMINGOS CHAVES funcionando nos três turnos. O nome do Sr. Domingos Chaves foi uma escolha unânime entre os dirigentes educacionais, que o considerou como pessoa que muito contribuiu para a implantação do ensino secundário na cidade. A escola passa a oferecer também ensino fundamental de 1ª a 4ª séries (antes se resumia ao Ensino Fundamental II de 5ª a 8ª séries), e o Curso Profissionalizante de Magistério.

O município então firma Convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia na modalidade de Cessão de sala. A Secretaria de Educação do Estado assume a administração da escola e o município com a cessão do espaço de funcionamento e alguns funcionários.

Ficou assim constituída a PRIMEIRA EQUIPE GESTORA – 1989 a 1995


Diretora - Profª. Marilene Muniz Farias (In memorian)
Vice-Diretores – Profª. Lenize Pereira Nunes (In memorian) e Profª. José Reis Martins
Secretária Escolar - Ivonete José Bomfim Santos

SEGUNDA EQUIPE GESTORA 1995 a 2001
 .
Diretor – Prof. José Reis Martins
Vice-Diretora - Profª. Lenize Pereira Nunes (In memorian)
Secretária Escolar – Maria Sonia Lopes de Oliveira


O Centro Educacional Municipal Domingos Chaves funcionou até o final do mês de dezembro do ano de 2001. A partir deste período o Prefeito Municipal não teve mais interesse em firmar o Convênio de Cessão de Salas com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. No ano de 2002 surge a Escola Municipal Domingos Chaves com gestão exclusiva do município, revogando o convênio de Cessão de Salas, oferecendo apenas o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. A administração municipal estava sob gestão do Prefeito José Bomfim Santos, Secretária da Educação professora Ivete José Bomfim Santos.



PRIMEIRA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS CHAVES MARÇO DE 2002 A MARÇO/2008


Diretora – Profª. Maria Lúcia Santos
Vice-Diretores – Prof. Pedro Ferreira Campos (Vespertino) 
Prof. Joel Martins Santos (Noturno)
 Secretária Escolar – Maria Sonia Lopes



SEGUNDA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS CHAVES MARÇO A DEZEMBRO/2008


Diretora – Profª. Maria do Socorro Batista
Vice-Diretores – Profª. Raquel Cristina (Vespertino) e Prof. Joel Martins Santos (Noturno)
Secretária Escolar – Maria Sonia Lopes


TERCEIRA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS CHAVES JANEIRO DE 2009 A DEZEMBRO/2012


Diretor – Prof. Arley Soares da Silva
Vice-Diretores – Profª. Irene Almeida (Matutino) e Prof. Edna Souza Silva (Vespertino)
Secretária Escolar – Maria Sonia Lopes


A Escola Municipal Domingos Chaves tem prestado relevantes serviços à Comunidade de Barro Preto. Alto índice de professores e demais funcionários que ora são lotados na Unidade Escolar é fruto das boas sementes que aqui foram plantadas, são quatro décadas de história.