Num
momento em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com
manifestações causadas ou não pelo Homem – mas que cobram um
preço alto em vidas –, tais como furacões furiosos, enchentes
devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao
Dia Mundial do Meio Ambiente, 05
de junho,
chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de
todos em defesa da vida.
O Prof. Adenilson Reis, docente da disciplina Ciências e Prof. Arlei Barreto, docente da disciplina Geografia, organizaram uma aula de campo com suas turmas, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, enfatizando a importância da preservação ambiental. O trabalho teve a Coordenação Pedagógica do Prof. Hugo Lima - responsável pelas Áreas de Ciências da Natureza e Humanas.
Para
o Prof. Hugo Lima (Coordenador Pedagógico) através das aulas
expositivas na escola e aulas de campo, os alunos podem contribuir –
direta ou indiretamente – para que a sociedade caminhe rumo à
sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento
socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera
utopia.
O foco da aula de campo foi a Poluição dos Rios, que é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos.
São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.
A poluição dos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico, que é descartado dentro dos rios. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui